Lâmpada de aquecimento, uma alternativa contra a hipotermia em bezerros

27/06/2023  |  11:09

A criação de bezerros, principalmente do nascimento ao desmame, exige boas práticas de manejo, principalmente nos dias frios.

Bezerros nascidos em dias frios exigem ainda mais atenção por apresentarem maior dificuldade de adaptação e de regulação da temperatura corpórea.

O estabelecimento da hipotermia pode ser evitado com o fornecimento de condições para que os neonatos sequem rapidamente, diminuindo a perda de calor.

A lâmpada de aquecimento, muito comum para aves e suínos, ainda é pouco difundida em bovinos, porém é uma alternativa valiosa. A potência das lâmpadas deve variar entre 60 W até 250 W. 

Pesquisas mostram que bezerros hipotérmicos apresentam atraso no início da absorção de imunoglobulinas (Ig) após a ingestão de colostro quando comparados a animais que não foram submetidos a estresse pelo frio. Além disso, bezerros hipotérmicos apresentam redução significativa na taxa de absorção dos anticorpos colostrais, aumentando a susceptibilidade a organismos infecciosos.

O mesmo pode ser observado através da análise da concentração de Ig no soro de bezerros nascidos no inverno em relação a nascidos no verão, os quais possuem melhores níveis de Ig graças à maior temperatura da estação e à ausência do estresse térmico que ocorre no inverno.

Para os animais que nascem na Fazenda Luanda, essa é uma vantagem, já que aqui temos poucos dias frios, chegando 40 graus ou mais em dias de verão, o que favorece a regulação térmica dos bezerros e evita os problemas citados acima.

Saiba mais sobre o manejo com bezerros recém-nascidos: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/119327/gorino_ac_tcc_botfmvz.pdf?sequence=1